segunda-feira, 23 de julho de 2018

Bazar? Brechó? Garimpar? #perolasdeju


     Oi pessoal tudo bem por aí? Hum? espero que sim. Por aqui não tivemos férias mas a gente curte a vida sempre.

     Quem por aqui já viu, foi, ouviu falar em bazar ou brechó???????

Vamos da uma olha nos significados!!!

Brechó - Um brechó (português brasileiro) ou adelo (português europeu) é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados, louças, objetos de arte, bijuterias e objetos de uso doméstico. Os sebos são seus equivalente, vendendo apenas livros, apesar de brechós também poderem vender livros. Geralmente atraem um público mais alternativo, artistas em geral e pessoas de baixa renda e/ou desempregados, bem como aqueles à procura de artigos originais e únicos. Alguns funcionam também por consignação (onde os donos dos objetos deixam os artigos no brechó e recebem uma parte na venda) e/ou por escambo (na base de trocas).
Muitos brechós têm finalidade beneficente.

Bazar -  é um mercado, frequentemente coberto, comum. O nome vem da palavra persa bāzār, que por sua vez deriva do pálavi baha-char, que significava "o lugar dos preços".
Em um bazar podem ser encontrados vários tipos de produtos, eventualmente também objetos inusitados ou exóticos, a preços mais baixos. No Brasil é uma pequena loja que normalmente vende: material escolar, papelaria, armarinho, aviamento, produtos de limpeza, artigos domésticos, roupas, produtos descartáveis, ferragens, materiais elétricos , materiais hidráulicos, decoração e alguns artigos para presentes.

    Essa definições acima derivam do Wikipedia, mas acho que pra cada pessoa tem um conceito que se fala uma dessas palavrinhas, até porque existem outros nomes por ai(aqui já ouvi feira de usados, feira do cacareco, feira da pechincha  kkk) rs.

     Pra começar não é de hoje que os bazares fazem vez por outra fizeram parte da minha vida. Na infância eu organizava e participava de muitos pra conseguir dinheiro nos serviços da comunidade. De uns anos pra cá me ausentei deles, por conta nem sei porque mas a uns meses atrás conheci essa pessoinha do vídeo abaixo, não tanto por causa de bazar ou brechó, mas pela moda vintage que me atraiu a alguns anos e que acho que meu estilo é bem característico do vintage pois muito dele faz meus olhos brilharem. Ela também adora esse universo de brechó/bazar e quem gostar, deve assistir os vídeos dela que tem bastante coisa legal, então comecei a ver e saber desse universo com mais detalhes.

Essa é a Bárbara Graves !!!


Já essa lindona do vídeo abaixo é a Stela!

     Adora também vintage e pelo que percebi dos vídeos dela, especialista em garimpar brechós e bazares e mais ainda, garimpar as roupas de todo tipo e estilo a medida que o tempo dá, porque ainda não tem como colocar vídeos longuérrimos ( existe essa palavra) rs pra vermos tudo, na verdade nos lugares que ela vai tem muitas, muitas roupas de todos os tipos, tecidos e de tudo um pouco que seria impossível. 


    Conheçam também a Simone Montilares, não assisti muito os videos dela, mas ela tem vídeos também sobre o assunto, esse que trouxe aqui no blog, fala da diferença entre bazar e brechó.



     Por aqui onde moro, vejo acontecer mais bazares( muitos em igreja), já os brechós como são espaços diferentes acredito que tenha mais nunca fui em nenhum. O objetivo pelo que percebi é uma moda mais sustentável, vi que o mercado da moda só perde para o petróleo e tem uma questão ambiental também, pois já se anda tendo estudos em cima disso, no ponto peças diferentes e exclusivas eu concordo plenamente, sem falar na qualidade de muitas e que ultrapassam anos com uma qualidade incrível e o precinho baratérrimo, quem não gosta neh.

    Mas vocês podem me perguntar: Ju, você não vai mais comprar roupa de loja? Essa roupas que você tá falando ai são velhas, ou podem vir com algo negativo. Bem eu nunca tive problemas com isso, até porque não compro o bazar todo neh e muito menos roupas muito ruins(No brechó as peças são mais selecionadas), já no bazar usamos pra isso "o garimpar" e claro eu gosto de comprar roupa nova, mas se der pra comprar no bazar, com qualidade e com preço baixo, eu tô é comprando rsrsrsrsrs ( só penso na exclusividade) nunca gostei de vestir peças que todo mundo tem, a não ser alguma ou outra e que eu queira muito.

    A uns dias atrás fui num bazar de uma comunidade católica e garimpei algumas peças( ainda nessa semana) o post vai estar no ar tá.

Me falem suas opiniões e porque você concorda ou discorda.

Espero que tenham gostado!!!!!

Um beijo no coração e fiquem com Deus.

Notas de pensar