sábado, 11 de abril de 2015

Prender Cabelo Molhado? Eu Posso? #Mofo



Oi meninas tudo bem? 

Quero desejar feliz páscoa a todas e dizer que Jesus venha trazer coisas maravilhosas em suas vidas.

Me dei alguns dias de folga rs, mas meio que obrigatoriamente por conta de ter andado alguns dias dodói, mas tudo já esta se estabilizando aos poucos. #Crise de sinusite/ gripe entre outros rs mas tudo está ficando bem, meu computer está sendo formatado e estou organizando tudo.

Antes de começar o post, quero falar de uma experiência não muito boa sobre o assunto que aborda o título de hoje e que a alguns anos atrás eu vivenciei e lembrei por esses dias, então resolvi falar sobre o assunto aqui no blog. Ele é baseado na experiência que tive certo meninas.




Quem ai prende o cabelo molhado? Aqui na minha cidade temos esse hábito desde sempre. Acredito que por conta da cidade que moro ser bem quente na maior parte do ano e meio que temos o habito de sempre deixar o cabelo secar naturalmente depois do banho, não é todo mundo mas a maior parte das mulheres usa o cabelo molhado muitas das vezes preso.
Algumas tem o hábito sim de secar o cabelo com o secador, mas muitas também não tem esse hábito até no inverno se faz isso mesmo não sendo tão frio aqui.

A alguns anos atrás eu prendia meu cabelo molhado quase que frequentemente, sempre com algum penteado.

Seja rabo de cavalo, meio rabo, trança a questão a meu ver nem era muito os penteados mais sim a frequência com que o cabelo era preso molhado.




Porque eu peguei esse hábito?

Meninas quando participava do grupo da igreja, aquele que já mencionei aqui no blog #MinistériodeAcolhimento , aquele que usava-mos até farda, tínhamos o hábito de ir sempre muito bem arrumada e na maior parte das vezes os cabelos sempre tinham algum penteado, este sendo feito sempre com o cabelo molhado na época a melhor forma e a mais acessível.




Bem, um belo dia de manhã, eu percebi meu cabelo com um cheiro esquisito então eu fiquei observando ele e vendo o que poderia ser, me perguntando o que andava fazendo pra que ele estivesse com aquele mau cheiro. O mau cheiro era de algo que estivesse abafado, tipo como se fosse roupa que você lava e não tem como secar e ela acaba ficando com aquele mau cheiro de que não secou direito e este era meu cabelo, ele realmente era mesmo abafado molhado quase que sempre. Seguido disso eu percebi também uns pontos brancos ao longos dos fios, que a principio eu achei que estivesse com as mamães dos piolhos rsrsrs sim o 1º pensamento foi esse rs mas fui ver com calma e não era, porque eu puxava mais não saia nada, era como se estivesse grudado no cabelo e era ao longo do fio todo e muitos fios estavam assim. 

Meninas! Meninas! Eu me desesperei, gente o que era aquilo? e na minha cabeça eu não fazia nada que prejudica-se meu cabelinho, pelo contrário, mas até ai eu não tinha me atentado a pensar que fosse a questão de prender molhado.




Comecei a pensar o que é que eu iria fazer, como eu iria me livrar daquilo? então eu resolvi ir no salão pensando que ia #tórar (cortar) meu cabelo que sempre foi grande. Fui bem rápido pra ver o que era.

O que a cabeleireira disse:

Quando cheguei contei a ela como ele estava, logo ela pediu pra ver e de imediato ela disse que era "mofo", sim meninas mofo, como se o cabelo de tanto estar molhado e abafado estivesse mofado, quem já viu algo assim, tanto em comida ou roupa sabe como é (existe uns fungos brancos mesmo e se não me engano vão ficando de outra cor) no caso do meu cabelo era branco.

Vejam o significado da palavra 

 A palavra "Mofo" esta associada ao cheiro geralmente presente em espaços e objetos antigos que ficaram fechados durante muito tempo, é semelhante ao Bafio (mau cheiro presente em espaços fechados e/ou com umidade).

P.S Na concepção dela o que ele tinha naquele momento era o mofo, talvez fosse outra coisa, não sei mas a aparencia do cabelo mostrava essa característica.

P.S Outro fato interessante era que só dava pra perceber o mal cheiro e os pontos brancos quando ele era molhado, estando seco não era aparente.

Se eu precisei cortar? a resposta é sim mas não o cabelo todo apenas uma boa quantidade #ainda bem que meu cabelo tem o crescimento bom e ela mencionou fazer hidratações de 15 em 15 dias e foi o que foi feito.

De 15 em 15 dias ia e fazia as hidratações que melhoraram 50 % logo de cara.

Não vou negar que continuei prendendo por conta do grupo mas bem menos vezes, fui fazendo isso e procurava formas de sempre deixar ele secar logo, não deixando ele muito tempo molhado (Vocês podem pensar que era obrigatório ir com o cabelo preso) mas não, não era, pra mim e pra muitas aquela era única forma de manter o cabelo arrumado que também era regado a muito gel e nessa época a chapinha ou escova não era acessível pra muitas como hoje.

Fui tratando e fazendo as hidratações como foi indicado pela cabeleireira e aos poucos foi desaparecendo, não vou dizer pra vocês quanto tempo porque nem lembro mais, mas que não demorou tanto como eu achei que ia demorar. 

Depois dessa experiência comecei a ficar observado meu cabelo e sempre atenta a esse questão.

Pra mim foi um alivio ver o meu cabelo recuperado e acima de tudo sem o mau cheiro. #horrível

Quero que fique claro que não estou deixando a minha opinião aqui no sentido de que "Nunca" devemos prender o cabelo molhado mas que é aquela questão nesse velho ditado popular "Tudo demais é veneno" e espero ajudar quem por um acaso possui esse hábito e no momento se encontra ou viu seu cabelo com esse aspecto. É lógico que não temos a intenção de maltratar nosso cabelo, sendo que se por ventura acontecer já sabemos como procurar ajuda.

Depois disso meu cabelo não passou mais por esse tipo de coisa e sempre que vejo esse tipo de hábito, procuro dar a dica.

Espero que o post sirva de ajuda a alguém! Me contem se já virão algo do tipo ou se conhecem alguém com esse hábito.

Digam-me nos comentários suas opiniões tá queridas!

Deixo um abraço carinhoso de "Feliz Páscoa"

Fiquem com Deus e até o próximo post

Comente! Compartilhe!




Juliana Sena



Gostou do post? Veja na aba marcadores e encontre outros posts de "Dicas, Bate papo".